terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Resenha: Patchouli - Companhia da Terra

Imagem: Google

Olá pessoal! Apesar de ainda pouco conhecida, a Companhia da Terra, fundada em 1976, foi a primeira empresa a produzir perfumes e cosméticos naturais no Brasil (O boticário começou em 1977). Ainda hoje a empresa mantém sua proposta inicial de trabalho fabricando produtos naturais de alta qualidade e sem qualquer adição de essências artificiais e, para alegria de todos, a preços bastante acessíveis. 

Sobre a fragrância, Patchouli trata-se de um solinote, ou seja, não existem mais notas nesse perfume além do próprio patchouli. Aqui onde moro é muito difícil encontrar esta planta, até mesmo em casas de ervas. O único acesso que tive ao patchouli antes de conhecer esse Companhia da Terra foi em uma feira multinacional onde um senhor estava vendendo saquinhos com raiz de patchouli moída para perfumar armários e gavetas e lembro-me bem de seu cheiro amadeirado e adocicado. Mas não espere isso do Patchouli da Companhia da Terra (não inicialmente!). Ao aplicar, seu aroma é bem verde, seco e medicinal, tem cheiro bem amargo de remédio feito com ervas por nossos avós! Sim, aquele cheiro do chá de boldo e outros tantos remédios caseiros terrivelmente amargos que você foi obrigado a beber quando criança. Caso essas experiências tenham deixado as lembranças de sua infância com um gosto desagradável, será preciso muito estômago para encarar a fase inicial desse perfume. Mas tenha calma que ele não é de todo ruim assim, pelo contrário...só o começo é bem difícil. Conforme vão passando os minutos ele vai amansando e, acredite, o aroma torna-se agradável e viciante. O cheiro seco e amargo da planta continua, mas fica muito mais suave e ganha uma nuance amadeirada e levemente adocicada. A projeção do perfume é moderada e a duração ultrapassa 10 horas. 

Além das lembranças dos remédios que minha avó fazia, Patchouli trouxe também na memória algo que já estava quase perdido...Para mim Patchouli tem cheiro de curandeiro, raizeiro, cheiro de gente simples de tudo que herdou dos antepassados o conhecimento sobre o poder de cura das ervas e das orações. Tem o cheiro daquela casinha de tábua onde morava aquela senhorinha ou senhorzinho que um dia sua mãe te levou para curar arca caída e quebranto - e sua mãe ainda jura de pé junto que funcionava! Tem cheiro de crendice, conhecimento popular, simpatia e todas as coisas que somente os corações repletos de simplicidade podem conhecer e acreditar de verdade.

Preço: R$ 98,00 (frasco spray 100 ml)

Um abraço perfumado!

Trilha sonora: A sala tá cheia - A Barca

Nenhum comentário:

Postar um comentário