Olá pessoal! Verão chegou e aqui na minha cidade - Cuiabrasa/Mato Grosso - o clima tá assim: bipolar úmido - amanhece fresco, do nada esquenta pra caramba, chove a tarde e a noite tá agradável (dá pra dormir com ventilador sem ter que levantar 3x na noite pra lavar o suor). E com calor ou sem calor, mesmo em meio a pandemia a gente não deixa pra lá nosso hábito de se perfumar, não é mesmo? Nem que seja pra ficar em casa, mas vamos ficar cheirosin e gostosin. Aliás, os perfumes podem ser um hobby delicioso, uma distração pra lá de cheirosa nesse período esquisito. Então eu resolvi trazer hoje pra vocês alguns salvadores da pátria capazes de socorrer nesses dias cálidos. Acho importante frisar que minha preferência de perfumes para se usar no calor é por fragrâncias mais verdes, aromáticas, cítricas e amadeiradas. Fragrâncias mais frutadas e florais adocicados não fazem meu nariz, ainda mais nessa época do ano. Claro que vai ter uma ou outra exceção, mas o geralzão é que eu prefiro fugir de perfumes mais docinhos e gosto muito de cheiro de mato. Então essas recomendações são baseadas unicamente nisso, meu gosto pessoal.
Vou começar falando da casa O Boticário justamente porque a marca é detentora do meu top 1 quando esquenta (e geralmente tá sempre quente por aqui, às vezes mais às vezes menos, mas sempre um calorzinho fazendo a gente suar onde não devia). O meu bálsamo anti-stress, meu perfume terapêutico que, por mais batido que seja, faz o estilo "menos é mais sou naturalmente chique zen minimalista no Rio de Janeiro caminhando por Ipanema usando roupas claras e soltas de linho" é o bom e velho Acqua Fresca, do Boticário. Este lindinho, depois que descobri seus encantos, passou a ser de reposição obrigatória no meu armário (com desconto bom de preferência). Nascido em 1979, Acqua Fresca foi a primeira fragrância lançada pela casa curitibana e permanece até hoje firme e forte nos corações dos antigos usuários e ainda sabe como conquistar todos os dias novos corações desesperados por um banho de frescor nesse brasilzão caliente de meu Deus. Com bastante limão na saída, um toque de alecrim mentolado, uma lavanda pra dar uma aromatizada, um pouquinho de pinho, patchouli delicioso pra fortalecer o tom herbal, um tequinho de madeiras e almíscar pra arredondar o conjunto da obra, Acqua Fresca não nega a idade que tem e continua bonito e necessário 41 anos depois de seu nascimento. É um perfume atemporal e democrático, vestindo bem mulheres e homens que priorizam a elegância da simplicidade. Como é um perfume de 4 décadas de história, sofreu reformulações ao longo do tempo, mas ainda é indispensável na prateleira de quem aprecia uma rajada de vento fresco e verde no cangote. Deo colônia, na pele não dura muito, mas na roupa performa melhor, então capricha nas borrifadas (agora vem com borrifador, olha só!). Como o cheiro é delicioso, manda descer logo um frascão de 200 ml que é mais vantagem.
O segundo perfume também é um clássico, considero sua fragrância um pouco mais Old School que o Acqua Fresca mas que, assim como o primeiro, é incrivelmente delicioso e sabe fazer bonito quando o calor bate de jeito e não há ar condicionado que dê conta. Seu banho de frescor é capaz de ressuscitar qualquer um da ressaca moral causada pelo mormaço nos dias mais tórridos, estou falando é do Free. Com muita lavanda, limão, cravo (flor), pinheiro, musgo de carvalho, cedro e almíscar, ele pode assustar principalmente as meninas e mulheres de hoje acostumadas somente com os perfumes de fruta e açúcar, mas pra quem gosta de fragrâncias aromáticas amadeiradas, com uma pegada de loção pós-barba (amo!!!) ou quer fazer um detox no olfato saturado de tanto Egeo Dolce, La Vie e One Million, este é um prato cheio. Inclusive homens deveriam conhecer mais esse bonitão aí, porque ele pode passar como perfume masculino facilmente, ainda mais hoje, com tanto perfume com cheiro de chiclete abarrotando a seção masculina das perfumarias. Free é um perfume lindo e refrescante para ambos os sexos abusarem no calorão, mas tem que ter personalidade pra apreciar essa vibe mais clássica. Pra mim tem cheiro de desintoxicação, cheiro de SPA, cheiro de relaxamento e por que não de homem gostoso que usa loção pós-barba? Ui! Já quero, hahahaha :p
Ahh, também é Deo colônia. Ainda não pude experimentar a versão desse frasco novo, mas pelo fato de ser mais amadeirado e com notas mais intensas que o Acqua Fresca, imagino que deve durar um pouco mais. Na dúvida, perfume as roupas, não tem erro.
Trilha sonora: Fiz a cama na varanda/prenda minha - Nara Leão