domingo, 27 de dezembro de 2020

Perfumes para o verão - Top 3 O Boticário

Imagem: El País

Olá pessoal! Verão chegou e aqui na minha cidade - Cuiabrasa/Mato Grosso - o clima tá assim: bipolar úmido - amanhece fresco, do nada esquenta pra caramba, chove a tarde e a noite tá agradável (dá pra dormir com ventilador sem ter que levantar 3x na noite pra lavar o suor). E com calor ou sem calor,  mesmo em meio a pandemia a gente não deixa pra lá nosso hábito de se perfumar, não é mesmo? Nem que seja pra ficar em casa, mas vamos ficar cheirosin e gostosin. Aliás, os perfumes podem ser um hobby delicioso, uma distração pra lá de cheirosa nesse período esquisito. Então eu resolvi trazer hoje pra vocês alguns salvadores da pátria capazes de socorrer nesses dias cálidos. Acho importante frisar que minha preferência de perfumes para se usar no calor é por fragrâncias mais verdes, aromáticas, cítricas e amadeiradas. Fragrâncias mais frutadas e florais adocicados não fazem meu nariz, ainda mais nessa época do ano. Claro que vai ter uma ou outra exceção, mas o geralzão é que eu prefiro fugir de perfumes mais docinhos e gosto muito de cheiro de mato. Então essas recomendações são baseadas unicamente nisso, meu gosto pessoal.

Vou começar falando da casa O Boticário justamente porque a marca é detentora do meu top 1 quando esquenta (e geralmente tá sempre quente por aqui, às vezes mais às vezes menos, mas sempre um calorzinho fazendo a gente suar onde não devia). O meu bálsamo anti-stress, meu perfume terapêutico que, por mais batido que seja, faz o estilo "menos é mais sou naturalmente chique zen minimalista no Rio de Janeiro caminhando por Ipanema usando roupas claras e soltas de linho" é o bom e velho Acqua Fresca, do Boticário. Este lindinho, depois que descobri seus encantos, passou a ser de reposição obrigatória no meu armário (com desconto bom de preferência). Nascido em 1979, Acqua Fresca foi a primeira fragrância lançada pela casa curitibana e permanece até hoje firme e forte nos corações dos antigos usuários e ainda sabe como conquistar todos os dias novos corações desesperados por um banho de frescor nesse brasilzão caliente de meu Deus. Com bastante limão na saída, um toque de alecrim mentolado, uma lavanda pra dar uma aromatizada, um pouquinho de pinho, patchouli delicioso pra fortalecer o tom herbal, um tequinho de madeiras e almíscar pra arredondar o conjunto da obra, Acqua Fresca não nega a idade que tem e continua bonito e necessário 41 anos depois de seu nascimento. É um perfume atemporal e democrático, vestindo bem mulheres e homens que priorizam a elegância da simplicidade. Como é um perfume de 4 décadas de história, sofreu reformulações ao longo do tempo, mas ainda é indispensável na prateleira de quem aprecia uma rajada de vento fresco e verde no cangote. Deo colônia, na pele não dura muito, mas na roupa performa melhor, então capricha nas borrifadas (agora vem com borrifador, olha só!). Como o cheiro é delicioso, manda descer logo um frascão de 200 ml que é mais vantagem. 

Preço: 
Frasco 100 ml - R$ 99,90 (Na Black Friday tava com 60% de desconto, paguei R$ 39 e alguma coisa)
Frasco 200 ml - R$ 136,90


O segundo perfume também é um clássico, considero sua fragrância um pouco mais Old School que o Acqua Fresca mas que, assim como o primeiro, é incrivelmente delicioso e sabe fazer bonito quando o calor bate de jeito e não há ar condicionado que dê conta. Seu banho de frescor é capaz de ressuscitar qualquer um da ressaca moral causada pelo mormaço nos dias mais tórridos, estou falando é do Free. Com muita lavanda, limão, cravo (flor), pinheiro, musgo de carvalho, cedro e almíscar, ele pode assustar principalmente as meninas e mulheres de hoje acostumadas somente com os perfumes de fruta e açúcar, mas pra quem gosta de fragrâncias aromáticas amadeiradas, com uma pegada de loção pós-barba (amo!!!) ou quer fazer um detox no olfato saturado de tanto Egeo Dolce, La Vie e One Million, este é um prato cheio. Inclusive homens deveriam conhecer mais esse bonitão aí, porque ele pode passar como perfume masculino facilmente, ainda mais hoje, com tanto perfume com cheiro de chiclete abarrotando a seção masculina das perfumarias. Free é um perfume lindo e refrescante para ambos os sexos abusarem no calorão, mas tem que ter personalidade pra apreciar essa vibe mais clássica. Pra mim tem cheiro de desintoxicação, cheiro de SPA, cheiro de relaxamento e por que não de homem gostoso que usa loção pós-barba? Ui! Já quero, hahahaha :p

Ahh, também é Deo colônia. Ainda não pude experimentar a versão desse frasco novo, mas pelo fato de ser mais amadeirado e com notas mais intensas que o Acqua Fresca, imagino que deve durar um pouco mais. Na dúvida, perfume as roupas, não tem erro.

Preço: Frasco 100 ml - R$ 99,90


O terceiro da lista eu não consegui decidir entre um e outro, então vou colocar dois porque o blog é meu e eu faço o que bem entendo. Depois que descobri esses bonitinhos, sempre que vou à loja do Boticário experimentar algum produto eu aproveito pra dar uma borrifada neles. São namoricos de longa data que nunca adquiri porque meu armário tem mais perfume do que dou conta de usar, mas acho que valem muito a recomendação. O Boticário tem uma porradinha de bodies splashes interessantes e esses dois aqui são realmente muito agradáveis pra enfrentar o calor com um pouco de dignidade. Estou falando dos Nativa Spa Verbena e Nativa Spa Limão e Patchouli. Verbena é aquele cheirinho que todo mundo já conhece, cheiro de chá de capim-cidreira perfumando o ar e que traz aquele bem-estar imediato. Pra se ter uma ideia, tem o Verbena Eau de Toilette da L'Occitane en Provence, um dos clássicos da marca, que custa 1/3 de salário mínimo - caríssimo pra maioria de nós reles mortais - e que não permanece mais que uma colônia na pele. Mas o cheiro é uma delícia, um alívio olfativo no calor, é revigorante e relaxante ao mesmo tempo, não dá pra negar. O Boticário tem o Verbena que é uma opção digna pra quem gosta desse aroma de chá na casa da mamãe/vovó, cheirinho alegre e acolhedor. Eu particularmente não conseguiria usar a fragrância de verbena todos os dias (assim como não conseguiria tomar chá de capim-limão diariamente), em demasia é cansativo para o meu olfato, diferente do Acqua Fresca por exemplo, mas este é um bom perfume. Pra mim a Verbena tem um poder terapêutico de melhorar o astral e acho muito reconfortante sentir esse cheirinho de vez em quando, assim como faz muito bem se dar o prazer de tomar chá do capim-cidreira e comer bolacha cream cracker com manteiga ou pão francês quentinho de vez em quando. Pelo preço justo e pela qualidade da fragrância acho que vale a pena possuir na coleção se você gosta de dar esse carinho pro olfato e quer diversificar no calor. Já Limão e Patchouli já vai mais na onda cítrica e aromática do Acqua Fresca, tem um cheiro verde um pouco mais simples e seco, com limão zero açúcar como protagonista, e que também é uma excelente opção pra se perfumar com frescor nos dias mais quentes. Ambos são facilmente compartilháveis e são BBB - Bons, bonitos e baratos. Eu particularmente não vejo diferença na fixação de Body Spray e Deo Colônia, mas também nunca comparei na pele entre um e outro pra saber se há alguma vantagem ou desvantagem. Alguns comentários no Fragrantica falam muito bem sobre a fixação de Body Spray do Boticário mas, como cada pele é uma sentença, é necessário que cada um experimente para chegar à própria conclusão. Novamente: na dúvida, borrife na roupa que a perfumação é garantida por mais tempo. 

Preço: Frasco 200 ml - R$ 63,90 cada (fica de olho no desconto, geralmente ficam na faixa dos R$ 40 com 30% off).


É isso pessoal, esses são meus Boti preferidos pra se perfumar no calor, com cheiro delicioso e revigorante de mato/planta/limão/natureza/vento frio/madeira e acho esse tipo de fragrância inclusive uma excelente opção para se perfumar na passagem de ano, porque elas trazem essa sensação de renovação e vigor, de respirar fundo e se conectar com a natureza, de tranquilidade. Se estiverem em alguma loja e precisarem de algum perfume fresco pra dar uma variada no calor ou quiser usar algo para renovar as energias em 2021, peçam pra experimentar e depois venham contar o que acharam. Um abraço perfumado!

Trilha sonora: Fiz a cama na varanda/prenda minha - Nara Leão


Nenhum comentário:

Postar um comentário