sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Resenha: Samsara Eau de Toilette - Guerlain

Olá pessoal! Hoje o dia está com um gostinho todo especial, pois esta é a primeira resenha da leva de decants que adquiri como prêmio de um sorteio oferecido pela loja Perfume Shopping ao grupo Xonados por Perfumes, no Facebook. A loja possui inúmeros perfumes de designer e de nicho e seus decants são a partir de 0,5 ml, o que torna o preço muito acessível a quem quer apenas experimentar aromas difíceis de encontrar em lojas físicas aqui no Brasil. Na cidade onde moro não encontro perfumes da Guerlain nas perfumarias para testar e o frasco rubi com linhas douradas de Samsara sempre me encheu os olhos, principalmente porque me passa uma idéia de luxo e misticismo. Como não sou boba nem nada, aproveitei a oportunidade que literalmente ganhei e hoje estou aqui com uma amostra da fragrância para resenhar para vocês. Ao mesmo tempo que desejava intensamente conhecer seu aroma, temia que este fosse datado demais. Ledo engano! Samsara é lindo e totalmente diferente do que imaginei!

Imagem: Google

Notas de topo: Notas verdes, pêssego, ylang ylang, bergamota e limão siciliano
Notas de corpo: Íris, violeta, raiz de orris, jasmim, rosa e narciso
Notas de fundo: Íris, sândalo, fava tonka, âmbar, almíscar e baunilha
Fonte: Fragrantica 

Samsara, lançada em 1989, foi a primeira fragrância feminina a possuir uma nota amadeirada como protagonista. É uma criação do perfumista Jean Paul Guerlain, responsável por inúmeras obras da casa, incluindo os famosos Habit Rouge e Champs Elysees. Oriental amadeirada, Samsara abre com uma pancada na cara de âmbar, almíscar, fava tonka, baunilha, violeta e ylang ylang. Mas num piscar de olhos a íris e sândalo dominam o aroma, que ganha um agradável e passageiro ar de maquiagem. Altamente mutável, a cada cheirada uma nova nuance toma conta de Samsara, que logo passa a apresentar o sândalo mais assabonetado. Mais uma cheirada aqui e epa, um toque medicinal xaroposo! Tá certo isso, produção? Deixa eu sentir de novo. Agora tem incenso...de sândalo com canela...Uau! O que mais tem por vir? Frescor! Uma tonalidade fresca das notas de topo que imaginei passarem batidas vieram parar aqui! O tempo passa e quem me aparece é o jasmim (acompanhado da raiz de orris? - Acho que sim, senti esta nota em Blanc de Courrèges...). Após essa roda de mutação que dura cerca de 4 horas, o jasmim se assenta juntamente ás notas da base e, a partir dessa fase, a fragrância vai perdendo força aos poucos, até restar um âmbar abaunilhado que se despede carinhoso. A durabilidade total é de aproximadamente 8 horas com projeção média nas 2 primeiras horas.

Pesquisando sobre o significado da palavra, no budismo tibetano Samsara significa, de grosso modo, fluir continuamente, é um estado de impermanência. Jean Paul Guerlain transformou esse conceito em perfume: Seu frasco, tão frágil quanto sólido e palpável...seu aroma, tão intenso quanto mutante e volátil. Um lembrete de que, apesar de estar há 28 anos no mercado, Samsara, - um objeto, um cheiro, uma criação, uma memória, algo importante para alguém - assim como tudo e todos que habitam esse plano, não passa de um breve suspiro diante da vastidão do tempo.

Preço: R$ 290,00 (30 ml) / 390,00 (50 ml) / 326,64 - 590,00 (100 ml)

Um abraço perfumado!

Trilha sonora: Soupir eternel - Dhafer Youssef

4 comentários:

  1. Ize!! Achei esta resenha por acaso, vasculhando pelo google, buscando informações sobre possíveis inspirações para a criação de Samsara..Vejo vc pelo fragrantica, mas não sabia que tinha um blog..adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, depois de 1000 anos vi seu comentário! O blogger não avisa que as pessoas comentam! Fico feliz que tenha gostado. Ando com uma certa dificuldade de voltar a escrever, mas estou tentando voltar de pouquinho em pouquinho. Obrigada por acompanhar :)

      Excluir
  2. Ize, obrigada pela resenha, muito esclarecedora. Peguei um no blind hoje, mas pelo que li, vou gostar bastante. Meu primeiro Guerlain, já amo.

    ResponderExcluir
  3. Estou louca por esse perfume não conheço mais minha amiga falou tão dele que eu gostaria muito de conhecer ele mais não sei aonde encontrar.
    ,

    ResponderExcluir