quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Uma Rosa para chamar de sua: Esta Flor Rosa - Natura

Bom dia, pessoal! Hoje dou início à série "Uma Rosa para chamar de sua", na qual falarei sobre diferentes perfumes que possuem como protagonista o aroma de rosas. Rainha das flores, quem já teve a oportunidade de cheirar o perfume diretamente da flor sabe do aroma inconfundível e inesquecível que a rosa possui. Além de existirem variados tipos de rosas (damascena, canina, entre outras) e variadas cores (a branca possui um aroma delicado e límpido, por exemplo), o aroma pode ser trabalhado em todas as famílias olfativas, podendo ganhar nuances bastante diferenciadas entre uma e outra.

O óleo essencial das rosas possui elevado valor comercial e, para se conseguir extrair o máximo possível de componentes aromáticos presentes na flor, a colheita tem que ser feita no início da manhãzinha. A extração do óleo essencial pode ser através da destilação - necessita de 4 toneladas de flores para obter 1 kg de óleo essencial - ou através do uso de solventes, que além dos componentes aromáticos, remove também o pigmento e a cera das pétalas, resultando numa massa sólida chamada concreto. O processo da destilação tira apenas parte dos óleos aromáticos, fazendo com que o óleo essencial tenha um cheiro mais denso e adocicado, diferente do absoluto de rosa (resulta do concreto lavado com solventes e filtrado), que possui aroma mais parecido com o cheiro da rosa ao natural. - Informações extraídas de 1nariz


Imagem: comocuidar.com.br

Para iniciar a série, o perfume abre-alas de hoje é o feminino e natural Esta Flor Rosa, lançado em 2015 e ainda em comercialização através da revista e site da Natura. Esta é uma fragrância floral com leve nuance frutal-adocicada criada pelos perfumistas Verônica Kato (perfumista oficial da Natura) e Isaac Sinclair (além da Natura já trabalhou para Zara, Avon, Jequiti e também Abel, uma casa de nicho dos Países Baixos).

Imagem: rede.natura.net

Notas de topo: Tangerina, bergamota, lichia, artemísia, grapefruit e nota de óleo
Notas de corpo: Rosa damascena, cravo francês, jasmim sambac, peônia, vitória régia e violeta
Notas de fundo: Baunilha, fava tonka, patchouli, almíscar, resinas, opoponax, madeira de âmbar e sândalo
Fonte: Fragrantica

A saída de Esta Flor Rosa é composta pelas notas cítricas da tangerina, grapefruit e lichia juntamente à rosa e um toque doce proveniente da baunilha e/ou fava tonka. Em dias de calor essa saída conferiu à pele um tom azedo-adocicado não muito agradável ao olfato, mas em dias amenos isso não acontece e o aroma dessa fase mostra-se agradável de sentir. Após cerca de 30 minutos de uso é que vem o espetáculo: um aroma de rosa cor de rosa fresca e naturalíssima reina absoluto em Esta Flor. Se você nunca teve a oportunidade de cheirar uma rosa perfumada, recomendo experimentar uma amostra deste perfume para conhecer o aroma natural da rainha das flores. Após essa fase não sinto o perfume mudar, sinto somente o aroma enfraquecendo até findar-se. Sua durabilidade na pele foi de 5 horas e mostrou projeção moderada nas primeiras 2 horas. 

Preço: R$ 119,90 - 169,90 (frasco 75 ml)

Um abraço perfumado!

Trilha sonora: Clareana - Joyce

Nenhum comentário:

Postar um comentário