terça-feira, 29 de agosto de 2017

Leitura perfumada: Brasilessência - A cultura do perfume

Olá pessoal! Ando meio sumida pois adquiri duas preciosidades literárias que envolvem - é claro - nossos amados perfumes e hoje vou falar de Brasilessência - a cultura do perfume, por Renata Ashcar (2001, editora Best Seller, 201 páginas). Em Brasilessência, Renata narra a história do perfume desde a antiguidade - começando lá pelo Egito por volta de 3000 a.C., onde os cheiros eram empregados principalmente em rituais religiosos, mas também em cuidados com o corpo - até os dias de hoje, incluindo o percurso da perfumaria no Brasil. Natura e O Boticário foram colaboradores desta obra, empresas de papel fundamental na história da perfumaria brasileira. 

Imagem: Acervo pessoal

Além do citado acima, o livro conta com belíssimas fotografias e inúmeros trechos de textos, poemas, poesias e letras de músicas que envolvem a fascinação causada pelos aromas. Possui também capítulos destinados aos ingredientes utilizados na perfumaria, métodos de extração de essências, famílias olfativas e um guia sobre como escolher perfumes. Conta também com um index de perfumes brasileiros e um glossário dos termos mais utilizados quando o assunto é perfume. Recomendadíssimo, Brasilessência é leitura obrigatória para os amantes da perfumaria. 

Eu adquiri esta obra através do site Estante Virtual, uma plataforma que reúne livros de sebos e vendedores a preços bastante acessíveis. O site é bem seguro e funciona como Mercado Livre e Enjoei, servindo como um mediador das compras que retém o valor pago até que o comprador receba o livro. Ainda há no Estante alguns exemplares do Brasilessência na faixa de R$ 50,00 - 60,00 mais o frete. Mamão com mel!

Um abraço perfumado!

Trilha sonora: Bird, Pt. I - Chassol

Um comentário: