segunda-feira, 2 de abril de 2018

Resenha: VôVó - Natura

Imagem: Acervo pessoal

Olá pessoal! As fragrâncias de hoje, apesar de totalmente fora do radar, são bem usáveis e fáceis de agradar a quem busca aromas mais suaves sem que sejam água de chuchu. Acredito que graças ao apelo de marketing ao defini-las como presentes para avôs e avós sem querer a Natura repeliu todo o restante do público, passando a impressão de que esses perfumes podem ter um cheiro "antiquado", o que é totalmente equivocado. Outra falha da empresa com essa linha é o fato dela ficar na maior parte das vezes escondidinha num canto da revista, quase nunca em promoção e menos ainda com a aba de cheiro para podermos ter uma ideia do que é o perfume antes de arriscar uma compra. Digo isso pois sempre que posso pego as revistas da Natura para conferir os lançamentos e promoções, só que eu NUNQUINHA vi esses dois em destaque e com cheiro para sentir. Talvez quando foram lançamento, mas já tem tempo viu? Outra mancada da empresa é a forma incerta ao divulgar as notas do perfume:

Descrição da fragrância no site da Natura: "A [...] colônia para as avós nasceu da combinação da raiz de vetiver com musk, buquê de rosas, frésias e um toque de pêra. É um presente para as avós de suas netas e seus netos."

Agora a pirâmide olfativa:

VôVó Feminino
Notas de topo: Pêra, bergamota e cardamomo
Notas de corpo: Rosa, muguet (lírio do vale) e flor de pêra
Notas de fundo: Musk, âmbar e heliotropina
Fonte: Natura

Aonde foram parar a frésia e o vetiver nessa pirâmide olfativa eu não sei, só sei que nem a própria empresa consegue dar uma informação certeira sobre seus produtos. Enfim. 

VôVó é daqueles perfumes fáceis de agradar e não fosse pela proposta da casa acredito que alcançaria um grande público - da menina à vovó - pois seu aroma suave e feminino não ofende ninguém. Testei o perfume em clima pouco acima de 30ºC e a fragrância na pele mostrou-se floral frutal e não teve nada que remetesse ao cheiro atalcado de avó que a maioria das pessoas imagina. Cheirando no borrifador a pêra é a nota mais perceptível, adornada por rosa fresca e orvalhada. Ao aplicar na pele, a pêra apresentou-se doce (sem ser compota) e um pouco atalcada (imagino que por influência do âmbar e heliotropina), acompanhada por um toque cítrico muito do suave e com um pouquinho de tempero. Essa doçura apresentada nessa fase, talvez pela combinação com a rosa, também me passou a impressão frutal da framboesa - geralmente docinha, vermelhinha, aguadinha e enjoativa - como foi o caso. Com 1 hora de aplicação o perfume perdeu o tom enjoado e a pêra ganhou mais flores, tornando-se mais suave, fresquinho e passando impressão de banho tomado. O aspecto atalcado e a doçura ficaram bem sutis nessa fase, apenas para afirmar a feminilidade da fragrância. Com o passar das horas o cheiro suavizou ainda mais, porém a performance do perfume me surpreendeu, pois durou na pele entre 6-7 horas com projeção moderada na primeira hora.

_______________________________________________________________________________________


Agora quanto ao masculino da linha, vamos à descrição do site: "A fragrância da colônia para os avôs nasceu da combinação da raiz de vetiver com musk, madeira âmbarada com cheirinho de frutas cítricas."

VôVó Masculino
Notas de topo: Ambreta, cardamomo e gengibre
Notas de corpo: Sândalo, cedro e lírio do vale
Notas de fundo: Musk, vetiver e âmbar
Fonte: Natura

Este perfume também passa longe de ter aquele cheiro associado aos avôs - posto esse ocupado pelo Sr. N aqui no Brasil. Para minha felicidade o achei mais interessante que o feminino e de quebra ainda é compartilhável. O cheiro no borrifador é de um vetiver verde e seco temperado pelo cardamomo e com o doce atalcado de âmbar. Na pele a mistura do cardamomo com a leve doçura da ambreta, juntamente a refrescância do gengibre e o tom amadeirado seco e verde do vetiver inicialmente deu à fragrância um ar exótico sem torná-la esquisita ou difícil de usar e me fez pensar na Natura de tempos atrás que arriscava lançar linhas mais ousadas e cheias de originalidade como fez com Amor América. Com o passar do tempo esse odor exótico dá lugar a um aroma amadeirado agradável e com grande dose de frescor, que volta e meia ganha as nuances especiadas presentes na saída, porém de forma mais sutil. O fundo apresenta um vetiver suave e confortável, com o âmbar bem discreto. Seu cheiro transita entre amadeirado/aromático/oriental e é uma fragrância que fica muito agradável no calor pois possui frescor natural, mas também não passa batido num clima mais fresquinho por seu caráter temperado. Assim como o feminino possui projeção moderada na primeira hora de uso, porém sua duração é um pouco maior, entre 7 a 8 horas.

O preço de ambas fragrâncias variam entre R$ 53,45 - 106,90 (frasco spray 100 ml).

Um abraço perfumado!

Trilha sonora: Oração ao Tempo - Caetano Veloso

4 comentários: