quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Resenha: Essaouira - Ane Walsh

Imagem: Acervo pessoal


Olá pessoal! Para quem não conhece, Ane Walsh é uma artesã perfumista brasileira formada no curso de Perfumaria Natural pela Natural Perfume Academy. Além de fragrâncias - de criação própria e personalizadas de acordo com o pedido do cliente -, Ane também produz artesanalmemente sabonetes, loções e manteigas corporais. Seus produtos são feitos a partir de matérias primas naturais como óleos essenciais, ceras, óleos e manteigas vegetais, utilizando o conhecimento que possui em aromaterapia para fazer sinergia dos ingredientes de forma a garantir produtos mais do que perfumados - produtos funcionais. Sobre a fragrância de hoje, foi na praia de Essaouira, numa viagem ao Marrocos, que Ane encontrou inspiração para criar esta fragrância oriental gourmand.

"Enquanto passeava nas areias, o calor do sol, o cheiro do mar, as gaivotas na maré vazante, me deixaram sedenta, me faziam pensar em água de coco…Mas lá não tinha coco! As caixinhas de thuia, o cedro do Atlas nos artesanatos, o açafrão presente em todos os pratos, tudo tão delicioso, só faltava a água de coco…e vi camelos, a moça com os pés ricamente desenhados com henna, certamente recém casada, os pesqueiros chegando no porto de Mogador, o forte português, e ao sair da praia, com muita sede, deparo com uma simpática barraquinha de  suco de laranja e grapefruit!!! Era tudo que me faltava para ser totalmente feliz." Trecho retirado de anewalsh.com.br

Notas de topo: Laranja sanguínea e grapefruit
Notas de corpo: Açafrão e coco
Notas de fundo: Thuia, cedro atlas e oud
Fonte: Ane Walsh

Testei Essaouira num dia típico em Cuiabá, no qual os termômetros apontaram a média de 33ºC (só se for na sombra) mas com queimaduras de 3º grau ao sol das 10h - 17h. Logo ao aplicar, as notas de laranja, grapefruit e coco foram as principais estrelas enquanto ao fundo estava um discreto frescor amadeirado. Após alguns minutos o açafrão apareceu para a temperar a fragrância. Com cerca de 40 minutos, as frutas cítricas começaram a suavizar dando um pouqinho mais de espaço para o  açafrão e coco brilharem, evidenciando mais o carater gustativo do perfume. Nessa fase é como se fosse alguma coisa gelada levemente salgada e doce ao mesmo tempo - coco seco, açafrão e laranja/grapefruit. O gelado some algum tempo depois e o aroma aquece, trazendo uma sensação de cheiro de pele junto as frutas cítricas e coco. A projeção é moderada por cerca de 2h, depois torna-se rente a pele. Com 10 horas de aplicação o cheirinho das frutas cítricas ainda estava lá no fundinho, mas já era hora de tomar banho, então não tive como esperar mais. Não senti oud evidente em sua evolução, mas acredito que é o que traz densidade ao perfume. 

O único contato que tive com outra fragrância com uma laranja tão evidente foi em Karma, da Lush. Confesso que notas de frutas cítricas maduras não costumam me agradar, tanto que me desapeguei do Karma por conta disso. Mas o aspecto gustativo que traz a nota de coco e o tempero do açafrão em Essaouira faz com que o cheiro torne-se equilibrado e bem interessante. Preciso testar outras vezes em temperaturas mais amenas (o que é um pouco difícil aqui) para saber se as madeiras e o oud terão mais destaque, mas posso garantir que Essaouira não é para quem gosta somente de estar perfumado. Essaouira é para quem gosta de colecionar cheiros. 

Preço: R$ 60,00 (frasco spray de 9 ml)

Um abraço perfumado!

Trilha sonora: Lover, lover, lover - Leonard Cohen

Nenhum comentário:

Postar um comentário